segunda-feira, 5 de maio de 2008

Outros Carnavais - 2006

Ficha Técnica
Presidente: Marcelo Camões
Vice-Presidente: Guilherme Brandão
Carnavalesco: Marcus Ferreira
Intérprete: Reinaldo Coelho
Enredo: "Existe vida num universo misterioso"
Classificação: 4° no Grupo de Acesso A da Liesv com 96 pontos
Prêmios:
Prêmio Samba Virtual de Melhor Samba-Enredo
Prêmio Samba Virtual de Melhor Site
Prêmio Pomba de Ouro de Melhor Samba-Enredo

SAMBA-ENREDO
Autores: Arthur Macedo e Imperial

Rimando em um só verso
A criação com o verbo amar
Surge o infinito universo
Limites e mistérios pra se desbravar
Ciclos desenhados entre as estrelas
Com os dedos da mãe natureza
De um pequeno grão a transformação
A vida vai porvir
Quando derramar pelos ares
As gotas de luz clareando as profundidades

VAI CAMINHAR A EVOLUÇÃO
DIVERSAS RAÇAS, PÉS NO CHÃO
TANTOS SEGREDOS E MIRAGENS
SEMEANDO A CIVILIDADE

O misticismo das florestas
Em defesa dessa terra
Um clamor em oração ao espírito redenção
Alegria, liberdade
O domínio da humanidade
Um arco íris racial
Colorindo o mundo natural
Nas águas destino perfeito
Vida em movimento cortando o ar
“Unidos corações” e pensamentos
No supremo firmamento
Uma estrela brilhará

VAI DESABROCHAR NO MEU CORAÇÃO
A FELICIDADE
MEU VERMELHO E VERDE, O MEU PAVILHÃO
GUIANDO A ETERNIDADE!!!

SINOPSE
"EXISTE VIDA NUM UNIVERSO MISTERIOSO..."

"A felicidade é como a gotaDe orvalho numa pétala de florBrilha tranqüilaDepois de leve oscilaE cai como uma lágrima de amor... ''
A felicidade - Vinícius de Moraes

Justificativa
O enredo abordará o surgimento da vida e todas as formas e vivências presentes. Os mistérios que transformam a vida. Atos e fatos muitas vezes menosprezados, mas que são de grande importância para a vida, pois já se pensou que não há vida no universo. Este enredo vem mostrar que o universo é um eterno ciclo de vida e que todas as formas de vida na terra fazem parte desse universo.
Os Mistérios cercam a vida desde a sua criação, até um provável fim. Vivemos em um mundo que está provável a muitas transformações. Numa divina criação a vida surge de um planeta incandescente. Dessa vida surgem maravilhosas transformações. Tais que nem notamos, mas que são muito importantes para a continuação de diversos ciclos. A partir desses ciclos, é gerada a vida na terra. Diferentes raças estão incorporadas nesse ciclo. Somos a existência real de que no universo há vida. Viver intensamente e fazer da vida uma eternidade, assim como o universo. Mesmo não se tendo noção certa de onde viemos e para onde vamos. O importante é contemplar a intensidade que nos circunda.

DESCRIÇÃO
A imensidão propicia ao universo, mistérios infindos. Limites que não se vêem e que nem se tem precisão.Imensos ciclos são gerados constantemente. Espetáculos muitas vezes não observados, mas que existem e foram muito importantes para a constituição da vida.
O universo é cercado de mistérios. Limites sem fins. Harmonia gerada pela vida através das regras naturais. A natureza encontra-se presente também no universo. Forças maiores, milhões de átomos que criam e recriam a vida. Explosões e milhões de ciclos contínuos de vida acontecendo. Os ciclos do universo deram vida à esfera terrestre. A vida propiciada através de grandes reações químicas. As chuvas fazem a formação dos pântanos na terra, de onde surgiriam mais tarde, todos os seres que reinariam em perfeita harmonia sua vida na face do planeta.
Do surgimento da vida, surgem diversas raças que reinam e impõem sua civilidade na terra. Povos que contem seu mistério, sua vida social diante do mundo. A raça Vermelha traduz todo o misticismo das florestas sobre o canto das araras: uma raça que lutou pela defesa de sua terra. A raça Amarela com o clamor dos gurus e a passividade dos camelos: uma raça elevadamente espiritual. A raça negra reflete a alegria das zebras nos campos tribais africanos: raças que lutaram por sua liberdade. A raça branca com astúcia de dominar o mundo e do trabalho assim como a ovelha: a esperteza e o domínio. Raças que compõem a cadeia da vida com diversas visões sobre o mundo. Vivências diferentes, personalidades, hábitos. O mistério de cada raça. O mistério das raças.
Ao ver a vida, observa como ela é bela. Às vezes não notamos o quanto à natureza vive em constante transformação, detalhes poéticos. O desabrochar de uma flor. As cores que dão uniformidade ao meio natural. A água num perfeito ciclo, gerando vida, formas e cores. A vida em movimento. A fecundação germinando a vida. O despertar da vida no meio do universo.
A vivência na terra nos faz pensar como é importante acrescentar algo para o universo. Os pensamentos de preservação da vida são muito necessários nessa nova era que se inicia. A natureza há de se manter preservada. O alimento necessário é gerado de um ciclo natural. Tal ciclo afetado será toda a cadeia alimentar atingida. Os ensinamentos deixados para os povos futuros de amor ao próximo e de cuidado com o planeta. Assim continuaremos o nosso império racial sobre o universo. Um universo que nos deu a vida. Vida divina que se segue...

Carnavalesco Marcus Ferreira

NOTAS E JUSTIFICATIVAS DOS JURADOS
Alegorias e Andereços
LUIZ AUGUSTO FREITAS - 9,5"O segundo carro alegórico (“Um futuro ser pensante”) e o terceiro carro alegórico (“O domínio humano”) apresentaram-se muito indefinidos esteticamente."
MARCO ARAMNHA - 10

Conjunto
EVWERTON FINTELMAN - 9,75"A Terceira Alegoria estava pequena em Vista das outras."A Bandeira dos Casais de MS e PB estava Sem um mastro e não era desenhada,O que resultou em um desequilíbrio Artísitico"
FELIPE DAMICO - 9,75"Alas e principalmente alegorias difíceis de ser visualizadas, prejudicando a visualização"

Enredo
MARCELO SAMPAIO - 9,5"Muitas alas não mostraram identidade com o enredo proposto pela escola e o terceiro carro alegórico não conseguiu representar o domínio humano sobre a Terra e o Universo."
SANDRO MARAJÁ - 9,0"O Enredo é muito bom mas a Escola não soube desenvolvê-lo."

Fantasias
ELIANE OLIVEIRA - 9,75"O branco poderia ter sido mais usado na ala 20 (“A paz almejada”), já que é a cor que melhor simboliza a paz."
MARCYO DE OLIVEIRA - 10

Samba-Enredo
LUCIANO SILVA - 9,5"O corpo do samba não conseguiu manter o nível dos desenhos melódicos do bis e do refrão."
RAFAEL MARÇAL - 9,25"Letra (4,75) + Melodia (4,5)A Melodia da virada do refrão principal para a 1ª parte não casa. Faltou adaptação pois a impressão que passa é que ainda existia algo antes do samba encerrar e virar. Isso ocasionou numa mudança muito brusca de tom (-0,5).A letra por sua vez se mostra um pouco difícil e até certo ponto repetitiva no fechamento de idéias referente ao enredo. Parece que o samba passa e se canta a mesma coisa até o final, mantendo o sentido da idéia e mudando apenas as palavras (-0,25)."

Nenhum comentário: