segunda-feira, 5 de maio de 2008

Outros Carnavais - 2005

Ficha Técnica
Presidente: Marcelo Camões
Vice-Presidente: Renan Couto
Carnavalesco: Braulio Malheiro
Intérprete: Reinaldo Coelho
Enredo: "Dos verdes campos de um Brasil dourado, o ecossistema da vida - Pantanal"
Classificação: 8° no Grupo de Acesso da Liesv
Prêmios:
Prêmio Samba Virtual de Melhor Intérprete
Prêmio Samba Virtual de Melhor Velha-Guarda
Prêmio Folião Virtual de Intérprete Revelação

SAMBA-ENREDO
Autores: Imperial, Dudu Botelho, William Perucheano, Arthur Macedo, Tatiana Zilli e Reinaldo Coelho

Sou a Corações na avenida
A natureza clama pela consciência
E o destino hoje é o Pantanal
Vem da floresta o nosso carnaval
Entre águas cristalinas
Meu sonho foi se banhar
Brotou junto à vida
Um solo fértil para cultivar
Nos rios a paz enfim, refletindo os confins
Os peixes a bailar, a natureza em ritual
A fauna e a flora, lindo show de visual

Minha terra tem Palmeiras, Mandacaru
Devaneio em revoada, namorando o céu azul
As fagulhas tão faceiras pelo ar
Unindo a vida em seu despertar

Existência multicor
Feita pelo criador que pincelou tanta beleza
O vôo das araras
Jóia rara, tanta riqueza
Jacarés protegendo as águas
Tuiuiú bate asas rumo à imensidão
Encerra-se um tesouro nesse chão
E que trouxe a ambição, te fez chorar
“Reserva” assim o poder de renascer
O teu verde é esperança
Que o turista vem pra ver
Despoluir para plantar o bem maior
Por um futuro bem melhor
"Eco" dourado do meu carnaval
Germina o bem, floresce a paz... Pantanal

Deixe a lua vir brincar
Entre as cascatas, o rio-mar
Hoje o samba com o verde se uniu
No pulmão do meu Brasil

SINOPSE
"DOS VERDES CAMPOS DE UM BRASIL DOURADO...O ECOSSISTEMA DA VIDA. PANTANAL!"

INTRODUÇÃO

"De repente, a mil e trezentos metros de altura, apareceu à beleza do Pantanal... No horizonte, até onde os olhos podiam ver, toda água era azul e toda terra era verde"
("The Testament", John Grishan, 1999, Dell Publishing)

JUSTIFICATIVA

CHEGAMOS AO SÉCULO XXI, SERÁ QUE O HOMEM ESQUECEU DE SUAS ORIGENS, DE SUAS RAÍZES ANTOLÓGICAS. INFELIZMENTE A POPULAÇÃO SÓ DAVA VALOR A TERRA QUANDO DELA TIRAVA SUA SUSTENTAÇÃO. COM O FIM DOS GARIMPOS, DA FEBRE DO OURO, A TERRA PARA O HOMEM PERDEU SEU REAL VALOR, O QUE ERA DOURADO FICOU VERDE E O VERDE DE POUQUINHO EM POUQUINHO FOI FICANDO PRETO. DEVIDO A FALTA DE CUIDADO COM O SOLO, A FLORA E A FAUNA FORAM DE POUCO A POUCO SENDO DEGRADADA, DIVERSAS ESPÉCIES FORAM DESAPARECENDO, MUITAS ENTRARAM EM EXTINÇÃO. E O QUE ERA ‘’BONITO’’ HOJE É BONITO.A CORAÇÕES UNIDOS VEM RETRATAR TODA A EXUBERÂNCIA DE UMA DAS REGIÕES MAIS BONITAS DO BRASIL, E VEM MOSTRAR QUE A ECOLOGIA AINDA REINA NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.

SINOPSE
1º SETOR-PANTANAL-1 ECO-NATUREZA
Com 210 mil km2. De Puro verde e águas cristalinas, 150 mil Km² estão em território brasileiro se estendendo pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e 60Km² no território Boliviano e outra no Paraguai. Com um Ecossistema único de características diversas (cerrado, de terras alagadas e floresta amazônica).O maior responsável por este espetáculo da natureza é o Rio Paraguai alimentado pelos seus 175 afluentes, que nos proporciona um dos momentos mais bonitos na região do Pantanal. Que da nos da de presente depois desta festa das águas um solo fértil e pronto para germinar uma vegetação revigorada.

2º SETOR-PANTANAL-2 ECO-VIDA
Seus rios que naturalmente já foram contemplados pela natureza com um visual exuberante ficam mais vistosos e cheios de vida, vida essa marinha, compostas por peixes das mais variadas espécies. Mais os rios da região do pantanal, não são formados só de peixes. Mais também de uma flora incomparável, onde podemos destacar plantas aquáticas, palmeiras, mandacaru e figueiras. A hidrografia desse ecossistema é representada pela bacia do rio Paraguai, formada por este rio principal seus afluentes- Miranda, Coxim, Taquari e Apa-, entre outros. A variada e colorida fauna do Pantanal compreendem réptes, peixes, aves, mamíferos e insetos. Segundo a Embrapa, o Pantanal abriga 656 espécies de aves, 95 espécies de mamíferos, 35 espécies de anfíbios. Sua ‘’população’’ de jacarés é estimada em cerca de 32 milhões de indivíduos. Dentre as aves, podemos destacar o Tuiuiú (ave-símbolo da região), a arara-azul, o maçarico, a garça, os colhereiros e muitos outros. A onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará são espécies de mamíferos ameaçados de extinção, no Pantanal.

3º SETOR-PANTANAL-3 ECO-PRESERVAÇÃO
Com importantes rios e uma das maiores biodiversidades do planeta, o Pantanal é uma das maravilhas naturais do mundo, nomeado ‘’Reserva Mundial da Biosfera’’ pela Unesco. A agropecuária, as rodovias e os garimpos são os principais impactos ambientais responsáveis pela destruição do ecossistema pantaneiro. No Pantanal também podemos encontrar a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul e a Chapada dos Guimarães no norte do estado do Mato Grosso.

4º SETOR-PANTANAL-4 ECO-TURISMO
Graças a vários títulos recebidos pelo pantanal, e o reconhecimento mundial que a região teve. Nos últimos anos o pantanal virou uma região turística, muitos eco-turistas, procuram trilhas cavalgadas, safáris fotográficos, passeios a barco e cruzeiros fluviais pelos rios Taquari, Cuiabá e São Lourenço. Com os mais variados roteiros turísticos, que lhes permitem observar animais e ver reservas naturais.
Nós precisamos nos conscientizar que sem o verde das matas, não haverá vida. Vamos parar de degradar nosso meio ambiente e com isso viveremos melhor.

Carnavalesco Braulio Malheiro

Nenhum comentário: